Temos as respostas para as suas dúvidas

Tem alguma questão sobre o Express2ME?
Estamos cá para o ajudar!


1. Quando estou a utilizar o Express2ME, que moradas devo utilizar nas lojas online?

Na morada de envio, deve utilizar a morada internacional obtida quando realizou o registo no Express2ME. Esta morada internacional é personalizada e tem a seguinte estrutura: Nº Express2ME, nome e morada nos EUA do armazém internacional de consolidação. Na morada de faturação, deve utilizar a sua morada nacional.
Caso na loja online não for permitido colocar a sua morada nacional, poderá optar por colocar a sua morada internacional personalizada. Contudo, neste caso, não irá receber a fatura em papel, caso o retalhista a envie por correio.

^Voltar ao início
2. As encomendas estão sujeitas a algum limite de volume ou peso?

Sim. O serviço Express2ME tem os seguintes limites de peso e volume:

1. Tamanho mínimo: N/A
2. Comprimento máximo: 150 cm
3. Comprimento + contorno (2*largura + 2*altura) da encomenda, não pode exceder 300cm
4. Peso real máximo: 30Kg

As encomendas que não cumpram estes limites não poderão ser enviadas.

^Voltar ao início
3. Quais os websites onde posso efetuar compras online, utilizando o Express2ME?

Pode comprar em todos os websites que entender, deste que estes cumpram os seguintes requisitos:

• As entregas sejam efetuadas na sua morada internacional personalizada;

• Os artigos provenham de território dos EUA.

^Voltar ao início
4. A minha encomenda será sujeita a controlo aduaneiro?

Todas as encomendas expedidas a partir dos EUA serão sujeitas a controlo aduaneiro na alfândega portuguesa.

^Voltar ao início
5. Que artigos com circulação proibida pela via postal podem ser apreendidos?

Todos os artigos proibidos de circular pela via postal em Portugal, por exemplo material suspeito de contrafação (relógios, malas, material de desporto, etc), medicamentos, metais preciosos, notas e moedas, detetores de radar, objetos valiosos sem valor declarado podem ser apreendidos.

^Voltar ao início
6. Como e quando serei contactado para proceder ao pagamento do envio internacional das minhas encomendas?

Após a chegada e processamento da sua encomenda ao armazém internacional de consolidação, nos EUA, será notificado via email para efetuar o pagamento do envio para Portugal.

^Voltar ao início
7. A que outros encargos poderão estar sujeitas as minhas encomendas?

Para além do preço de envio, à chegada a Portugal, as mercadorias serão sujeitas a controlo aduaneiro onde serão determinados os impostos e direitos a pagar. Será também cobrado um preço de apresentação das encomendas à alfândega.

Ainda no armazém internacional de consolidação, nos EUA, é possível que seja cobrado um encargo relativo ao recondicionamento das encomendas, com vista a diminuir o espaço volumétrico e, assim, diminuir também o preço de envio internacional. Consulte o tarifário em vigor aqui.

Caso o cliente não proceda ao pagamento do serviço Express2ME num prazo de 21 dias desde a data de processamento do envio, será cobrado ao cliente um encargo diário por encomenda de acordo com o tarifário em vigor. Ao fim de 60 dias sem proceder ao pagamento do serviço Express2ME, a encomenda será considerada ”objeto não reclamado” e um preço associado à destruição da encomenda será cobrado ao cliente.

^Voltar ao início
8. Como é calculado o preço de envio das encomendas?

Quando a encomenda chega ao armazém internacional de consolidação, esta será pesada e medida para calcular o seu peso volumétrico e o seu peso real. O preço cobrado tem por base o valor mais alto dos dois (entre o peso volumétrico e o peso real).

O peso volumétrico de uma encomenda é o cálculo que revela a densidade da mesma. Quanto menos densa uma encomenda for, mais volume esta ocupa.



O cliente pode pedir ao retalhista expedidor que efetue o recondicionamento da encomenda para que esta chegue ao armazém internacional de consolidação no pacote mais pequeno possível.

^Voltar ao início
9. Que métodos de pagamento são aceites?

Está disponível o pagamento via cartão de crédito (Visa, Mastercard).

^Voltar ao início
10. Quanto tempo demora a entrega da minha encomenda na morada que escolhi?

A partir do momento em que é feito o pagamento do Express2ME, o envio das encomendas e entrega na sua morada demora entre 6 a 14 dias úteis. Contudo este tempo poderá ser superior se por ventura o processo de desalfandegamento for condicionado por falta de documentos ou alguma atividade específica da Autoridade Tributária e Aduaneira.

O Express2ME é totalmente alheia a todo o processo de desalfandegamento.

^Voltar ao início

Mais informações consulte aqui a página de Dúvidas Frequentes da CTT Expresso